Bombinhas o ano todo

Bombinhas é um pequeno município localizado no estado de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país. Com uma área de apenas 33,767 Km² e 14.293 habitantes (IBGE, 2010), a cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico. Presenteada por exuberantes belezas naturais, é motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas do país e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na Região Turística Costa Verde & Mar, juntamente com outros dez municípios situados no litoral centro-norte de Santa Catarina.

A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. Bombinhas é composta por trinta e nove praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas e costões, satisfazendo assim os mais diversos públicos.

Localizada a 70 Km da capital Florianópolis, também está próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Por ser uma península (a única no sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de lazer em meio a natureza, como por exemplo caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, de pedalinho, caiaque e bicicleta. Bombinhas também abriga três unidades de conservação que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros , onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata.

As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores dessa região, que foram povos indígenas, e mais tarde, açorianos.

Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade. A atividade tem tanto destaque, que nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2010, Bombinhas foi eleita como a quarta melhor praia do país pela revista Brasileira Viagem e Turismo; e como a terceira melhor em 2008. No ano de 2011, novamente ficou entre as cinco finalistas do prêmio de melhor praia. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo os mais variados perfis de públicos.

Na alta temporada de verão, ocorre a maior movimentação na economia da cidade, mas é na baixa temporada que a cidade fica mais aconchegante e tranquila, onde a cultura local é um atrativo a parte. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam a pesca artesanal, ecoturismo, artes, oficinas líticas, visitação de museus, engenhos de farinha entre outros.

Bombinhas te espera o ano todo!

Confira os vídeos institucionais de Bombinhas!

Vídeo Institucional com 03 minutos de duração:
Português – http://www.youtube.com/watch?v=NHoID0bWdb0&feature=plcp
Espanhol – http://www.youtube.com/watch?v=qW-fkyBrB-8&feature=context-chv

Vídeo Institucional com 08 minutos de duração:
Português – http://www.youtube.com/watch?v=ITF0O3xyQjk&feature=context-chv
Espanhol – http://www.youtube.com/watch?v=T1UaEHnDWeQ&feature=context-chv

Fonte: turismo.bombinhas.sc.gov.br